Aprenda a calcular o seu salário e alavanque a sua carreira

7.01.2024 | Artigos | 0 comments

Calcular o seu salário pode parecer complicado à primeira vista, especialmente se estiver a iniciar um novo emprego ou a considerar uma mudança de carreira. No entanto, com algumas informações-chave e uma abordagem sistemática, pode facilmente determinar o valor líquido que receberá no final do mês. Hoje deixo-lhe um guia simples para calcular o seu salário em Portugal:

1. Salário Bruto

O primeiro passo é conhecer o valor do seu salário bruto, ou seja, o valor acordado antes de deduções e impostos. Este valor, geralmente, é especificado no seu contrato de trabalho e é a base a partir da qual todos os cálculos serão feitos.

2. Deduções para a Segurança Social

Em Portugal, tanto o empregador quanto o empregado contribuem para a Segurança Social. A taxa de contribuição varia, mas uma estimativa comum é que o empregado contribua com cerca de 11% do salário bruto.

3. Dedução do IRS

O Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) é um imposto aplicado sobre os rendimentos em Portugal. A taxa de IRS varia, dependendo do seu rendimento e do seu estado civil. As tabelas de IRS podem ser consultadas para determinar a sua taxa específica.

4. Deduções Adicionais

Além do IRS, podem existir outras deduções específicas do seu contrato, como contribuições para planos de pensões, seguro de saúde ou outras despesas acordadas entre si e o empregador. Certifique-se de entender todas as deduções específicas do seu contrato.

5. Salário Líquido

Depois de deduzir a contribuição para a Segurança Social, o IRS e quaisquer outras deduções, irá obter o valor do seu salário líquido. Este é o valor que efetivamente receberá na sua conta bancária.

6. 13º e 14º Salários

Em Portugal, muitos trabalhadores têm direito a receber um 13º e um 14º salário, mais conhecidos como subsídio de férias e subsídio de natal, respetivamente. Assim, o 13º salário, geralmente, é pago em julho, e o 14º salário em dezembro. Estes pagamentos adicionais podem representar um grande impulso ao seu rendimento anual.

7. Outros Benefícios

Além do seu salário base, pode receber outros benefícios, como subsídios de alimentação, transporte ou habitação, que podem afetar o seu rendimento líquido.

Como vê, calcular o seu salário pelas terras Lusas não precisa ser uma tarefa complexa, aliás, se quiser uma simulação rápida e incisiva, pode usar o simulador de salário líquido do Doutor Finanças, pois é muito prático e útil.

Absorvendo a informação deste artigo, já entende melhor o assunto, conseguindo calcular o seu salário mensal/ anual, analisar com mais clareza a sua folha de ordenado e projetar cenários profissionais mais realistas para o presente e para o futuro, fazendo, assim, uma melhor gestão da sua carreira.  

Se precisar de ajuda já sabe, estenda a mão. A minha já lá está, à sua espera, e vamos juntos!

Cátia Rodrigues

Cátia Rodrigues

categorias

artigos mais recentes

Chorar é para os fortes

Chorar é para os fortes

Infelizmente, muito infelizmente, a sociedade atual mascara-se de forte e inabalável. Muitos de nós fomos criados com...

Artigos Relacionados

Chorar é para os fortes

Chorar é para os fortes

Infelizmente, muito infelizmente, a sociedade atual mascara-se de forte e inabalável. Muitos de nós fomos criados com a ideia de que chorar é sinal de fraqueza, especialmente para os homens, que foram ensinados a reprimir as suas emoções desde...

Continue Reading

Não pode copiar este conteúdo.

Pin It on Pinterest