Conheça a Consulta do Viajante

5.12.2022 | Artigos | 0 comments

Sabia que existe uma consulta dedicada ao viajante? É verdade, trata-se de uma consulta que serve para o tranquilizar, quanto à sua saúde, sempre que vai viajar. Deve ser marcada de um a dois meses antes da sua viagem e realiza-se no Centro da Administração Regional de Saúde mais perto de si, ou online.

A Consulta do Viajante pode ser realizada em qualquer ocasião de viagem, em especial, sempre que se desloca para fora do continente europeu. É importante para qualquer um, mas, em especial, para grávidas, crianças, idosos ou doentes crónicos.

Nestas consultas, vai poder tomar as vacinas necessárias à prevenção de certas doenças, mais propícias em determinados países estrangeiros, ou as obrigatórias para viajar para o seu país de destino. Tétano, gripe, febre-amarela, ou sarampo, são apenas alguns exemplos das doenças, cujas vacinas são exigidas antes de viajar para alguns países. Tenha em atenção que, em alguns casos, é necessário um período de incubação, antes da viagem.

Além disso, vão informá-lo acerca dos cuidados de higiene individual, bem como aqueles que deve ter com a água e os alimentos no local. Será informado, ainda, acerca dos medicamentos úteis que pode levar consigo, ou adquirir no destino. Por fim, adquirirá informações sobre assistência médica e riscos de acidentes no local. 

Para estas consultas, deve levar o seu cartão do cidadão, o seu boletim de vacinas e, caso já o tenha, o seu certificado internacional de vacinação. Também pode consultar demais informação no site do SNS24, ou no site da Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante.

A pessoa que estará sempre disponível para o ajudar a esclarecer dúvidas sobre este e outro assunto sobre a sua viagem, será o seu agente de viagem, que o aconselhará acerca dos melhores seguros de viagem e demais opções, para garantir a sua segurança e conforto.

Em caso de dúvida, não hesite e boa viagem!

Cátia Rodrigues

Cátia Rodrigues

categorias

artigos mais recentes

Chorar é para os fortes

Chorar é para os fortes

Infelizmente, muito infelizmente, a sociedade atual mascara-se de forte e inabalável. Muitos de nós fomos criados com...

Artigos Relacionados

Não pode copiar este conteúdo.

Pin It on Pinterest