Corresponder às expectativas? Fácil…

1.08.2022 | Artigos | 0 comments

Chegar a horas, desempenhar tarefas, ser produtivo, contribuir para um bom ambiente de trabalho e sair à hora certa. É uma rotina interessante e normal para qualquer profissional, certo? Só que não para quem trabalha em Turismo.

Trabalhar em Turismo significa trabalhar para concretizar sonhos, construir memórias e proporcionar verdadeiros momentos de felicidade. Ora, para se conseguir estes resultados, o básico é pouco, muito pouco. Insuficiente. Medíocre. Não chega. N-Ã-O C-H-E-G-A!  

Para se trabalhar em Turismo é preciso adotar uma postura de superação. E não se trata de um botão que liga e desliga quando entra e sai do seu local de trabalho. Não é uma atitude que direcione só aos clientes. Não é um esforço que tenha que fazer para chegar à posição hierárquica que pretende.

Todos sabemos que se trata de uma área muito dura de se trabalhar, onde, em simultâneo, temos que estar sempre no nosso melhor. Então, caro leitor, acredite, tudo se tornará muito mais fácil, fluído e leve se adotar a superação das expectativas como uma forma de estar na vida.

A partir do momento em que abraça o Turismo, com todas as suas qualidades e defeitos, assume que é disto que gosta e onde quer ser feliz, encarna uma entrega total, deixa de criar resistência, mágoas e intolerância e, de repente, quando menos esperar, voilá, a magia acontece.

Pediram-lhe um café? Leve o café, um rebuçado e um sorriso. Como foi atento e viu que o cliente já tinha uma nota de 10€ para pagar, leve já o troco preparado para, quando ele lhe entregar o dinheiro, possa fazer, de imediato, a transação. Que eficiência! Ligou para confirmar uma reserva e o cliente comentou o quão cansado e regelado estava? Vá ao quarto ligar o ar condicionado e prepare um chá de camomila para a sua chegada. Que delicadeza! É o dia mais feliz dos seus clientes? Faça os contactos necessários para trazer aquela tia do estrangeiro com quem já ninguém contava. Que maestria!

Um café? Uma pernoita? Um casamento? Não. Isso é só o que traz o cliente até nós. Aquilo que o fideliza, o toca, o encanta, é aquele plus que mais ninguém está disposto a oferecer. Que faz toda a diferença. Que o faz sentir-se especial. Exatamente como merece.

Imagina aplicar esta forma de estar aos seus amigos, familiares, colegas? Imagina o efeito que teria? Imagina como poderia melhorar e potenciar as suas relações e, consequentemente, a sua qualidade de vida?

Porque não. Não tem que ser pago para isso. Tem que perceber as vantagens desta postura. Para si. Não é do outro que se trata, veja que se entende! Colha os frutos. Trabalhou muito para chegar aqui e o retorno vem. Vem sim!     

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Cátia Rodrigues

Cátia Rodrigues

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