Covid-19 – valerá a pena continuar a estudar Turismo?

17.04.2020 | Artigos | 0 comments

Ao longo das últimas semanas tenho recebido inúmeras mensagens de estudantes de Turismo que se revelam desmotivados com tudo o que esta pandemia tem causado à indústria. Acreditam que fizeram a escolha errada e que afinal esta não é a “galinha dos ovos de ouro” que pensavam.

Eu também me sinto devastada. Nunca pensei ver um cenário destes: hotéis fechados, aviões no chão, cozinhas encerradas, profissionais impedidos de trabalhar…é lamentável e trata-se de um momento absolutamente único, mas é preciso perceber que se trata apenas de uma fase e que ela vai passar. Visto daqui, há muito pouco que conseguimos prever sobre o futuro e talvez por isso seja tão difícil passar por tudo isto, pois o Homem não sabe viver na incerteza e gosta de ter garantias. Embora a única coisa que tenhamos garantida na vida seja a imprevisibilidade das coisas, há uma falsa sensação de segurança que nos conforta no nosso dia a dia em planear o amanhã. O Covid-19 veio destruir essa centelha que nos mantinha ativos, mas, insisto, tudo passa e havemos de encontrar a cura ou a prevenção, havemos de voltar às nossas vidas livres e soltos, havemos de voltar a viajar!

Aos jovens ou menos jovens que decidiram investir o seu dinheiro e o seu tempo a adquirir conhecimento, a desenvolver competências e a aprender as melhores estratégias de trabalho sobre uma das áreas mais bonitas do universo, independentemente do ramo, área ou subárea do Turismo onde se encontrem a estudar, ou onde estejam a ponderar apostar, digo: trata-se de um bom investimento, mesmo nos tempos em que vivemos!

Claro que não é para todos nem para qualquer um. Para isso, basta analisarem o meu artigo “10 Perguntas que se deve fazer antes de decidir estudar/ trabalhar em Turismo” e determinarem o que pretendem do Turismo. Uma vez tomada a decisão de avançar, ou, estando já no vosso percurso de estudantes de Turismo, não desanimem, estão exatamente onde deveriam. Sim, falar é fácil, mas eu faço mais do que isso. Apresento-vos, de seguida, 12 argumentos que vos mostram porque não devem baixar os braços agora:

  • Com as atividades operacionais paradas, tem agora tempo para investir em formação; é agora a hora, não adie mais, aposte na sua formação, esteja um passo mais à frente e acrescente valor ao seu trabalho, pois quando puder recomeçar isso vai fazer toda a diferença;
  • Apostar em formação ajuda-o a passar por estes momentos mais complexos que estamos a viver, pois dão um sentido aos seus dias, fazem-no sentir-se útil, focado, empenhado e desafiado, ajudam-no a exercitar o cérebro, a desenvolver a criatividade, a abrir horizontes, a melhorar a memória e a desenvoltura verbal, promove a felicidade e a realização pessoal, permite-lhe ir mais além, pois impulsiona-o a sair da sua zona de conforto, a analisar as suas dificuldades, a perceber como lida com elas, a refletir na maneira de ultrapassá-las, a gerir as suas frustrações e a superar-se;
  • O saber não ocupa lugar e estamos a falar de uma área multidisciplinar, por isso, várias são as opções por onde pode e deve enveredar neste momento;
  • É verdade que as atividades presenciais estão suspensas, mas a formação à distância tem muita qualidade e vale a pena experimentar, pois os formadores, as escolas e os institutos estão empenhados em dar o seu melhor para continuar ativos e manter a máquina do conhecimento a funcionar;
  • Com as dificuldades do momento, muitos são os profissionais e as entidades que estão a promover formações em várias modalidades de forma gratuita, é hora de aproveitar;
  • O Turismo é uma área muito volátil, assim como cai também se levanta e vai recuperar sim; saiba mais sobre este tema no meu artigo “Covid-19 – recuperará o Turismo desta calamidade?”;
  • Só para ter uma ideia, segundo um estudo levado a cabo pela Sojern, com dados tratados a 30 de março deste ano, as pesquisas por parte do povo britânico, para férias em janeiro de 2021, aumentaram 1626% para o destino Espanha, 409% para o destino França e 385% para o destino Itália; são só exemplos e não são dados nacionais, mas já dá para perceber que o Turismo não morreu, certo?;
  • Segundo o jornal Público, na sua secção “Fugas”, a Jetcost perguntou aos seus utilizadores para onde gostariam de viajar quando esta crise sanitária terminasse e um dos parâmetros mais assinalados é a natureza, sendo dois dos destinos mais populares a Serra da Arrábida e a ilha dos Açores, em Portugal;
  • Quando terminar os seus estudos sairá mais ou menos na altura em que as atividades estarão a recomeçar e muito haverá a fazer; é certo que o setor vai demorar um pouco a recuperar e talvez não encontre logo a colocação que pretende, mas vai sempre existir espaço para quem realmente quer arregaçar as mangas e fazer acontecer; se a oportunidade não surgir, crie-a: seja proativo, empreendedor e avance sem medos, esta é uma área com muito potencial e continuará a ser;
  • Portugal é o melhor destino turístico do mundo, um dos mais acolhedores do mundo, um dos mais seguros do mundo, um dos mais higiénicos do mundo;
  • Poucos países se conseguem igualar a Portugal no que toca a vantagens competitivas para o Turismo: pessoas acolhedoras e com um espírito cada vez mais direcionado para integrar o turista, uma enorme diversidade e qualidade de espaços e infraestruturas num espaço tão pequeno, recursos naturais únicos, é detentor de um património histórico-cultural riquíssimo, tem uma gastronomia invejável e os melhores profissionais do mundo, entre muitos e muitos mais aspetos;
  • O ser Humano tem uma grande capacidade de adaptação e vai aprender a lidar com esta situação.

Em suma, acredito fortemente que vale a pena fazer parte do mundo do Turismo, mas não tenho que o convencer de nada. Analise os factos, aposte no autoconhecimento, ouça a sua intuição, tome as suas próprias decisões e lide com as suas consequências. No fim, tudo ficará bem!

 

 

Qual a sua opinião?

Conte-me tudo, vou gostar de saber!

 

*****

Poderá gostar de ler, também, da série “Covid-19 e Turismo”:

Covid-19 – recuperará o Turismo desta calamidade?

Covid-19 – que soluções para o Turismo?

Covid-19 – a resposta para o Turismo ou pura utopia?

Covid-19 – O verdadeiro motivo da queda do Turismo e o que fazer AGORA

Cátia Rodrigues

Cátia Rodrigues

categorias

artigos mais recentes

Conhecendo a APECATE

Conhecendo a APECATE

A APECATE é uma associação que surge nos anos 2000 para representar as empresas de animação turística e eventos de...

Sabia que…

Sabia que…

A caldeirada de peixe se baseia num cozido? Não assenta num refogado, portanto. Leva diversas variedades de peixe,...

Sabia que…

Sabia que…

O Turismo de saúde e bem-estar é um dos produtos turísticos mais complexos que existem? Abrange vários subprodutos:...

Sabia que…

Sabia que…

Em Portugal, o osso da baleia é usado para artesanato? A pesca à baleia foi muito praticada entre os séculos XVIII e...

Artigos Relacionados

Desmistificando os motéis

Desmistificando os motéis

Os motéis são um meio de alojamento que surgiu no início do século XX nos Estados Unidos. O objetivo da sua criação foi corresponder a uma necessidade de acomodação por parte dos camionistas que conduziam muitas horas, precisavam de algum conforto...

Continue Reading
Acredite: o contrário do amor não é o ódio!

Acredite: o contrário do amor não é o ódio!

A maior parte das pessoas pensa que o contrário do amor é o ódio. Mas não é. Há algo muito pior, que tem a capacidade de destroçar até o mais forte dos corações. Há tempos descobri o que era “dar o ghost” (nem sei se é bem assim que se diz!)....

Continue Reading

Pin It on Pinterest