Qual é o seu IKIGAI?

14.11.2022 | Artigos | 0 comments

Porque sabemos que ter objetivos, e vontade de atingi-los, dá um rumo à vida, é importante fazê-lo com propósito e com sentido. Ikigai é a palavra japonesa que reflecte esse sentido, esse propósito ou essa motivação maior.

Se quiser saber mais sobre esta filosofia, existem muitos livros no mercado, que poderá ler para aprender acerca do assunto. A título de exemplo, sugiro “O Pequeno Livro do Ikigai”, de Ken Mogi.

Mas, vamos passar para a ação! Como encontrar o seu Ikigai? Hoje proponho a realização de um exercício que o vai ajudar a ver melhor:

1º passo: faça uma lista de todas as coisas de que gosta de fazer (todas mesmo, por mais estapafúrdias que possam parecer; aqui não há certos e errados, só há coisas que o apaixonam, nem que seja “fazer palavras cruzadas”, “nadar”, ou “fazer as unhas”); para o ajudar nesta tarefa, faça-se perguntas como: “quando eu estou no meu melhor, o que é que eu estou a fazer?”, “quando eu sorrio e me liberto, o que estou a fazer?”, “o que é que me relaxa?”, “o que me faz ficar focado?”, “qual a atividade da qual não abdicaria na minha vida?”, etc. Seja exaustivo.

2º passo: da lista de atividades a que chegou no passo anterior, selecione aquelas em que é exímio. Seja honesto.

3º passo: da lista de atividades a que chegou no passo anterior, selecione aquelas pelas quais poderia ser pago. Seja ousado.

4º passo: da lista de atividades a que chegou no passo anterior, selecione aquelas das quais o mundo precisa. Seja criativo.

5º passo: observe a mandala abaixo e reflita sobre todo o exercício realizado até aqui. Faça conexões entre as palavras e as ideias que forem surgindo, até chegar a conclusões. Pode parar ao chegar à primeira solução, ou pode repetir este passo. Nesse caso, usando interligações diferentes, de modo a explorar mais possibilidades e chegar ao ponto de saturação.

image

Fonte da imagem: https://blog.bettha.com/encontrar-seu-proposito-de-vida-ikigai/

E então? Qual é o seu IKIGAI?

Conte-me tudo, vou gostar de saber!

Cátia Rodrigues

Cátia Rodrigues

categorias

artigos mais recentes

Sabia que…

Sabia que…

O Palácio de Monserrate faz parte da Rota Europeia de Jardins Históricos? Desde 2020, que as Rotas Culturais do...

Sabia que…

Sabia que…

Em Portugal, as laranjas se produzem todo o ano? É verdade. Devido à grande variedade de laranjas que existem em todo...

Sabia que…

Sabia que…

A grande heroína de Monsanto é uma bezerra? Conta a história que, no tempo dos romanos, Monsanto foi cercado durante...

Artigos Relacionados

Como se tornar um profissional mais confiante

Como se tornar um profissional mais confiante

Um dos grandes dilemas que mais assolam os meus alunos e mentorandos é a falta de autoconfiança. Em si, no seu profissionalismo e nas suas capacidades. De onde vem isto?, perguntar-se-á o caro leitor. É simples, siga-me… O cérebro humano funciona...

Continue Reading
O Agora é um presente

O Agora é um presente

Há dias, uma mentoranda partilhava comigo que tem 28 anos e sente que ainda não construiu nada. Não tem uma família própria, não é valorizada no trabalho, não tem independência financeira, uma casa ou sequer um periquito e sente-se completamente...

Continue Reading
Corresponder às expectativas? Fácil…

Corresponder às expectativas? Fácil…

Chegar a horas, desempenhar tarefas, ser produtivo, contribuir para um bom ambiente de trabalho e sair à hora certa. É uma rotina interessante e normal para qualquer profissional, certo? Só que não para quem trabalha em Turismo. Trabalhar em...

Continue Reading

Pin It on Pinterest