Porque sabemos que ter objetivos, e vontade de atingi-los, dá um rumo à vida, é importante fazê-lo com propósito e com sentido. Ikigai é a palavra japonesa que reflecte esse sentido, esse propósito ou essa motivação maior.
Se quiser saber mais sobre esta filosofia, existem muitos livros no mercado, que poderá ler para aprender acerca do assunto. A título de exemplo, sugiro “O Pequeno Livro do Ikigai”, de Ken Mogi.
Mas, vamos passar para a ação! Como encontrar o seu Ikigai? Hoje proponho a realização de um exercício que o vai ajudar a ver melhor:
1º passo: faça uma lista de todas as coisas de que gosta de fazer (todas mesmo, por mais estapafúrdias que possam parecer; aqui não há certos e errados, só há coisas que o apaixonam, nem que seja “fazer palavras cruzadas”, “nadar”, ou “fazer as unhas”); para o ajudar nesta tarefa, faça-se perguntas como: “quando eu estou no meu melhor, o que é que eu estou a fazer?”, “quando eu sorrio e me liberto, o que estou a fazer?”, “o que é que me relaxa?”, “o que me faz ficar focado?”, “qual a atividade da qual não abdicaria na minha vida?”, etc. Seja exaustivo.
2º passo: da lista de atividades a que chegou no passo anterior, selecione aquelas em que é exímio. Seja honesto.
3º passo: da lista de atividades a que chegou no passo anterior, selecione aquelas pelas quais poderia ser pago. Seja ousado.
4º passo: da lista de atividades a que chegou no passo anterior, selecione aquelas das quais o mundo precisa. Seja criativo.
5º passo: observe a mandala abaixo e reflita sobre todo o exercício realizado até aqui. Faça conexões entre as palavras e as ideias que forem surgindo, até chegar a conclusões. Pode parar ao chegar à primeira solução, ou pode repetir este passo. Nesse caso, usando interligações diferentes, de modo a explorar mais possibilidades e chegar ao ponto de saturação.

Fonte da imagem: https://blog.bettha.com/encontrar-seu-proposito-de-vida-ikigai/
E então? Qual é o seu IKIGAI?
Conte-me tudo, vou gostar de saber!