Sabia que…

1.02.2021 | Sabia que...? | 0 comments

O Rabão é um barco que navega no rio Douro?

É mais pequeno que o Barco Rabelo e tem uma proa menos desenvolvida, havendo três modelos distintos: o rabão de apegadas, o rabão de rabo baixo e o rabão de pesca ou rabãozinho.

De produção nacional, estas peças eram habitualmente utilizadas no transporte de uvas, vinho, carvão ou materiais de construção.

Têm um corpo comprido e o fundo chato, característicos deste género de embarcações e fundamentais para poderem navegar nestes cursos de água.

A sua tripulação é constituída de uma a três pessoas no máximo, dado o seu espaço limitado. Os homens remam de pé, virados para a frente.

Hoje já é raro encontrar estes barcos a navegar no Douro, umas vezes para transporte de pequenas cargas, outras para passeios turísticos, mas o mais comum é vê-los nos museus da região, qual memória intocável do passado.  

Fonte da imagem: https://bit.ly/3hFxWPU

Cátia Rodrigues

Cátia Rodrigues

categorias

artigos mais recentes

Conhecendo a APECATE

Conhecendo a APECATE

A APECATE é uma associação que surge nos anos 2000 para representar as empresas de animação turística e eventos de...

Sabia que…

Sabia que…

A caldeirada de peixe se baseia num cozido? Não assenta num refogado, portanto. Leva diversas variedades de peixe,...

Sabia que…

Sabia que…

O Turismo de saúde e bem-estar é um dos produtos turísticos mais complexos que existem? Abrange vários subprodutos:...

Sabia que…

Sabia que…

Em Portugal, o osso da baleia é usado para artesanato? A pesca à baleia foi muito praticada entre os séculos XVIII e...

Artigos Relacionados

Sabia que…

Sabia que…

A boga-portuguesa só pode ser encontrada em Portugal? Vive, essencialmente, nas bacias hidrográficas do norte e centro do país, estando a sua distribuição limitada a sul pela bacia hidrográfica do Sado. Surge, maioritariamente, em pequenos cursos...

Continue Reading
Sabia que…

Sabia que…

A caldeirada de peixe se baseia num cozido? Não assenta num refogado, portanto. Leva diversas variedades de peixe, batata, cebola, tomate e pimentão. É temperada de forma mais simples, com sal e azeite, ou mais elaborada, com especiarias e ervas...

Continue Reading
Sabia que…

Sabia que…

O Turismo de saúde e bem-estar é um dos produtos turísticos mais complexos que existem? Abrange vários subprodutos: Turismo Médico, Turismo Estético, Talassoterapia, Termalismo, SPA, Climatismo, Health & Wellness Resorts e Residências...

Continue Reading

Pin It on Pinterest