Sabia que…

21.06.2021 | Destaque | 0 comments

As amendoeiras existem em Portugal devido a uma linda história de amor?

Diz-se que nos tempos em que o Algarve era povoado pelos árabes, ali reinava um jovem belo e imperioso. Numa das suas conquistas, apaixonou-se perdidamente por uma princesa nórdica, de seu nome Gilda, e cujas terras havia conquistado. Decidiu conceder-lhe a liberdade, já que estava perdido de amores pela donzela.

Ao cortejar a moça, percebeu o conquistador que o amor era correspondido, pelo que se casaram pouco tempo depois e foram felizes durante os primeiros tempos de matrimónio. Mas, subitamente, uma tristeza profunda apoderou-se da princesa.

Foram vários os feiticeiros, magos e sábios que foram observar a jovem, sem qualquer diagnóstico plausível. Foi um velho nórdico, conterrâneo da esposa do árabe, que descobriu o que se passava: a princesa sentia saudades da neve do seu país e não conseguia ultrapassar essa dor.

Percebendo, agora, o que se passava, o dedicado califa teve uma ideia, que o ia ajudar a fazer feliz a sua amada. Mandou plantar, por todo o seu reino, belas amendoeiras. Na primavera seguinte, os campos estavam forrados de um manto branco, pois as amendoeiras haviam florido.

O jovem levou a sua princesa a ver surpresa a que lhe havia preparado e ela sorriu. O seu coração ficou aconchegado, finalmente, e a tristeza passou.

As amendoeiras estão espalhadas um pouco por todo o território nacional e constituem, até hoje, um atrativo turístico muito importante quando estão em flor. Um verdadeiro espetáculo da natureza!

Cátia Rodrigues

Cátia Rodrigues

categorias

artigos mais recentes

Sabia que…

Sabia que…

Em Portugal, as laranjas se produzem todo o ano? É verdade. Devido à grande variedade de laranjas que existem em todo...

Sabia que…

Sabia que…

A grande heroína de Monsanto é uma bezerra? Conta a história que, no tempo dos romanos, Monsanto foi cercado durante...

Sabia que…

Sabia que…

O casamento entre pessoas do mesmo género é legal desde 2010? O tema vinha a ser discutido há vários anos e, a 8 de...

Artigos Relacionados

O Agora é um presente

O Agora é um presente

Há dias, uma mentoranda partilhava comigo que tem 28 anos e sente que ainda não construiu nada. Não tem uma família própria, não é valorizada no trabalho, não tem independência financeira, uma casa ou sequer um periquito e sente-se completamente...

Continue Reading
Sabia que…

Sabia que…

O bolo designado como pão de ló não é propriamente uma invenção portuguesa? Por toda a Europa existem receitas muito semelhantes ao pão de ló português. São exemplos disso o sponge cake inglês, o pan di spagna italiano, o génoise francês, ou o pan...

Continue Reading
Conhecendo a APECATE

Conhecendo a APECATE

A APECATE é uma associação que surge nos anos 2000 para representar as empresas de animação turística e eventos de Portugal. Debruça-se sobre os sectores de relevância na Indústria Criativa e no Turismo. Essencialmente, empresas que concebem,...

Continue Reading

Pin It on Pinterest