O Palácio de Monserrate faz parte da Rota Europeia de Jardins Históricos?
Desde 2020, que as Rotas Culturais do Conselho da Europa integraram este palácio e o seu parque, dada a sua beleza e singularidade.
Foi em 1540, que o clérigo, Gaspar Preto, decidiu mandar construir uma capela dedicada a Nossa Senhora de Monserrate. O espaço nada mais é do que uma quinta, que, à época, pertencia ao Hospital de Todos os Santos de Lisboa.
Nos três séculos seguintes, foi passando de proprietário em proprietário, até ser adquirido por Francis Cook, em 1846, que manda construir o palácio. Decora-o com motivos exóticos e vegetalistas, que se prolongam harmoniosamente para o exterior, que também foi reformulado e transformado num dos mais belos jardins botânicos portugueses.
Em 1949, a propriedade foi adquirida pelo Governo português, sendo classificada como Imóvel de Interesse Público, uns anos mais tarde, e integra a Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, em 1995.
Em 2000, a gestão do espaço foi entregue à Parques de Sintra, que o reformulou profundamente.
Hoje o parque e o palácio são visitados por milhares de pessoas por ano, deixando a descoberto muito misticismo e romantismo.
Fonte da imagem: https://visitsintra.travel/pt/visitar/monumentos/palacio-de-monserrate