Sabia que…

23.09.2019 | Sabia que...? | 0 comments

Existe uma embarcação, típica do Douro, com o nome de Barco Rabelo?

Os Barcos Rabelos tinham como objetivo o transporte do vinho do Porto, através do rio Douro, num tempo em que estradas e caminhos-de-ferro eram uma utopia e o rio, sem barragens que o acalmassem, era bem mais bravo do que atualmente.

Estes barcos e os seus mestres tiveram um papel preponderante na propagação do vinho do Porto por todo o mundo e estarão para sempre inscritos na história desta bebida, um dos ex-libris de Portugal.

Tratam-se de embarcações de fundo chato e vela quadrada, de 19 a 23 metros. Construído com tábuas sobrepostas, conseguia transportar até 100 barris e uma tripulação até 12 homens.

Mesmo depois da construção da primeira via ferroviária, estes barcos continuaram a ser muito usados com este mesmo fim, sendo a última viagem registada datada de 1964.

Hoje em dia os Barcos Rabelos são usados para calmos passeios pelo rio Douro e acontece, anualmente, a 24 de Junho, a Regata Anual dos Rabelos, um evento muito agradável e que chama milhares à região.

O rio Douro nasce em Espanha e desagua em Portugal, é o terceiro maior rio da Península Ibérica, tem um comprimento total de 897 Km e só as águas portuguesas são navegáveis. Aqui, passa pelos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Vila Real, Aveiro e Porto.

Cátia Rodrigues

Cátia Rodrigues

categorias

artigos mais recentes

Conhecendo a APECATE

Conhecendo a APECATE

A APECATE é uma associação que surge nos anos 2000 para representar as empresas de animação turística e eventos de...

Sabia que…

Sabia que…

A caldeirada de peixe se baseia num cozido? Não assenta num refogado, portanto. Leva diversas variedades de peixe,...

Sabia que…

Sabia que…

O Turismo de saúde e bem-estar é um dos produtos turísticos mais complexos que existem? Abrange vários subprodutos:...

Sabia que…

Sabia que…

Em Portugal, o osso da baleia é usado para artesanato? A pesca à baleia foi muito praticada entre os séculos XVIII e...

Artigos Relacionados

Sabia que…

Sabia que…

A boga-portuguesa só pode ser encontrada em Portugal? Vive, essencialmente, nas bacias hidrográficas do norte e centro do país, estando a sua distribuição limitada a sul pela bacia hidrográfica do Sado. Surge, maioritariamente, em pequenos cursos...

Continue Reading
Sabia que…

Sabia que…

A caldeirada de peixe se baseia num cozido? Não assenta num refogado, portanto. Leva diversas variedades de peixe, batata, cebola, tomate e pimentão. É temperada de forma mais simples, com sal e azeite, ou mais elaborada, com especiarias e ervas...

Continue Reading
Sabia que…

Sabia que…

O Turismo de saúde e bem-estar é um dos produtos turísticos mais complexos que existem? Abrange vários subprodutos: Turismo Médico, Turismo Estético, Talassoterapia, Termalismo, SPA, Climatismo, Health & Wellness Resorts e Residências...

Continue Reading

Pin It on Pinterest