Sabia que…

13.04.2020 | Sabia que...? | 0 comments

O maior aqueduto da Península Ibérica encontra-se em Elvas?

Trata-se do Aqueduto da Amoreira, uma belíssima obra que liga o local da Amoreira à cidade de Elvas e que pretendia melhorar o abastecimento de água na região.

Foi no final do século XV que se iniciaram as obras de construção, bastante dispendiosas e que se prolongaram por cerca de um século.

Tem 8,5 quilómetros de extensão, 843 arcos com mais de cinco arcadas e torres que se elevam a 31 metros de altura, sustentados por robustos contrafortes. Tem, também, algumas galerias subterrâneas com mais de seis metros de profundidade e uma cisterna abobadada, com 23000 metros cúbicos de capacidade e, espante-se, à prova de bomba!

É Monumento Nacional desde 1910 e faz parte do sítio denominado Cidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas e suas Fortificações, classificado como Património Mundial, pela UNESCO, desde 2012.

Elvas é uma cidade portuguesa que faz fronteira com Espanha. Localiza-se no Alentejo, mais propriamente no distrito de Portalegre.

 

Fonte da imagem: https://bit.ly/3bPAYwP

Cátia Rodrigues

Cátia Rodrigues

categorias

artigos mais recentes

Conhecendo a APECATE

Conhecendo a APECATE

A APECATE é uma associação que surge nos anos 2000 para representar as empresas de animação turística e eventos de...

Sabia que…

Sabia que…

A caldeirada de peixe se baseia num cozido? Não assenta num refogado, portanto. Leva diversas variedades de peixe,...

Sabia que…

Sabia que…

O Turismo de saúde e bem-estar é um dos produtos turísticos mais complexos que existem? Abrange vários subprodutos:...

Sabia que…

Sabia que…

Em Portugal, o osso da baleia é usado para artesanato? A pesca à baleia foi muito praticada entre os séculos XVIII e...

Artigos Relacionados

Sabia que…

Sabia que…

A boga-portuguesa só pode ser encontrada em Portugal? Vive, essencialmente, nas bacias hidrográficas do norte e centro do país, estando a sua distribuição limitada a sul pela bacia hidrográfica do Sado. Surge, maioritariamente, em pequenos cursos...

Continue Reading
Sabia que…

Sabia que…

A caldeirada de peixe se baseia num cozido? Não assenta num refogado, portanto. Leva diversas variedades de peixe, batata, cebola, tomate e pimentão. É temperada de forma mais simples, com sal e azeite, ou mais elaborada, com especiarias e ervas...

Continue Reading
Sabia que…

Sabia que…

O Turismo de saúde e bem-estar é um dos produtos turísticos mais complexos que existem? Abrange vários subprodutos: Turismo Médico, Turismo Estético, Talassoterapia, Termalismo, SPA, Climatismo, Health & Wellness Resorts e Residências...

Continue Reading

Pin It on Pinterest