Sabia que…

11.05.2020 | Sabia que...? | 0 comments

Portugal é o maior produtor mundial de cortiça?

É também o maior exportador mundial do material, detendo mais de 60% da quota de mercado. Os principais mercados importadores são França, EUA, Reino Unido, Alemanha e Espanha, mas exportamos para muitos mais.

25% da área de sobreiro do mundo inteiro encontra-se em Portugal, distribuída um pouco por todo o país, sendo mais comum além Tejo.

Os objetos mais conhecidos em cortiça são as rolhas das garrafas do vinho, mas este material é tão versátil, que tem ganho cada vez mais adeptos pelo mundo fora e sendo utilizado cada vez para mais funções. Hoje em dia vêm-se sapatos, chapéus de chuva, carteiras, porta chaves, roupa, acessórios de moda, mobiliário, tapetes, bases para copos, candeeiros, jogos de tabuleiro e tantos outros.

A diversificação tem-se vindo a dar, pois trata-se de um material que, depois de transformado, é muito fácil de trabalhar. Além disso é reciclável, hipoalergénico, isolante de som e temperatura.

A sua utilização remete-nos a tempos imemoriais e a técnica quer da extracção, quer da transformação, quer do trabalho final, tem vindo a ser aprimorada ao longo dos anos.

Um verdadeiro orgulho nacional!

Cátia Rodrigues

Cátia Rodrigues

categorias

artigos mais recentes

Conhecendo a APECATE

Conhecendo a APECATE

A APECATE é uma associação que surge nos anos 2000 para representar as empresas de animação turística e eventos de...

Sabia que…

Sabia que…

A caldeirada de peixe se baseia num cozido? Não assenta num refogado, portanto. Leva diversas variedades de peixe,...

Sabia que…

Sabia que…

O Turismo de saúde e bem-estar é um dos produtos turísticos mais complexos que existem? Abrange vários subprodutos:...

Sabia que…

Sabia que…

Em Portugal, o osso da baleia é usado para artesanato? A pesca à baleia foi muito praticada entre os séculos XVIII e...

Artigos Relacionados

Sabia que…

Sabia que…

A boga-portuguesa só pode ser encontrada em Portugal? Vive, essencialmente, nas bacias hidrográficas do norte e centro do país, estando a sua distribuição limitada a sul pela bacia hidrográfica do Sado. Surge, maioritariamente, em pequenos cursos...

Continue Reading
Sabia que…

Sabia que…

A caldeirada de peixe se baseia num cozido? Não assenta num refogado, portanto. Leva diversas variedades de peixe, batata, cebola, tomate e pimentão. É temperada de forma mais simples, com sal e azeite, ou mais elaborada, com especiarias e ervas...

Continue Reading
Sabia que…

Sabia que…

O Turismo de saúde e bem-estar é um dos produtos turísticos mais complexos que existem? Abrange vários subprodutos: Turismo Médico, Turismo Estético, Talassoterapia, Termalismo, SPA, Climatismo, Health & Wellness Resorts e Residências...

Continue Reading

Pin It on Pinterest