Sabia que…

30.03.2020 | Sabia que...? | 0 comments

A Francesinha é um prato típico da cidade do Porto?

Mais do que isso, é um dos ex-líbris da cidade e do país!

Trata-se de uma espécie de sandes com tudo lá dentro: duas fatias de pão de forma ligeiramente torrado, com bife de vaca, linguiça, mortadela, salsicha fresca e queijo. O arranjo é coberto de fatias de queijo e vai ao forno para derreter e apurar. Finalmente, é coberta com um molho especial picante, o grande segredo da Francesinha. É acompanhada de batatas fritas.

Existem outras vertentes e há quem lhes acrescente muito mais ingredientes, como o ovo, por exemplo, mas, originalmente, será esta a sua composição.

Acredita-se que tenha surgido nos anos 50/60 do século XX na Invicta e que descenda da sandes típica de frança, a Croque-Monsieur, daí também o seu nome característico.

Os ingredientes foram ajustados aos produtos nacionais e locais, sendo que a sua qualidade é determinante para assegurar os melhores sabores deste prato tradicional português.

O Porto é uma cidade portuguesa situada no Noroeste do país e capital da Área Metropolitana do Porto, da região Norte e do distrito do Porto.

 

Fonte da imagem: https://bit.ly/3akMMHj

 

Cátia Rodrigues

Cátia Rodrigues

categorias

artigos mais recentes

Conhecendo a APECATE

Conhecendo a APECATE

A APECATE é uma associação que surge nos anos 2000 para representar as empresas de animação turística e eventos de...

Sabia que…

Sabia que…

A caldeirada de peixe se baseia num cozido? Não assenta num refogado, portanto. Leva diversas variedades de peixe,...

Sabia que…

Sabia que…

O Turismo de saúde e bem-estar é um dos produtos turísticos mais complexos que existem? Abrange vários subprodutos:...

Sabia que…

Sabia que…

Em Portugal, o osso da baleia é usado para artesanato? A pesca à baleia foi muito praticada entre os séculos XVIII e...

Artigos Relacionados

Sabia que…

Sabia que…

A boga-portuguesa só pode ser encontrada em Portugal? Vive, essencialmente, nas bacias hidrográficas do norte e centro do país, estando a sua distribuição limitada a sul pela bacia hidrográfica do Sado. Surge, maioritariamente, em pequenos cursos...

Continue Reading
Sabia que…

Sabia que…

A caldeirada de peixe se baseia num cozido? Não assenta num refogado, portanto. Leva diversas variedades de peixe, batata, cebola, tomate e pimentão. É temperada de forma mais simples, com sal e azeite, ou mais elaborada, com especiarias e ervas...

Continue Reading
Sabia que…

Sabia que…

O Turismo de saúde e bem-estar é um dos produtos turísticos mais complexos que existem? Abrange vários subprodutos: Turismo Médico, Turismo Estético, Talassoterapia, Termalismo, SPA, Climatismo, Health & Wellness Resorts e Residências...

Continue Reading

Pin It on Pinterest