Sabia que…

24.08.2020 | Sabia que...? | 0 comments

A loiça das Caldas é uma das mais características de todo o país?

Apesar da cerâmica já ser muito produzida na região, foi Rafael Bordalo Pinheiro, um grande artista português, entre muitas outras coisas, ceramista, que, ao abrir uma fábrica de faianças no final do século XIX, aqui impulsionou esta arte.

Na sua fábrica, Rafael produzia azulejaria, materiais de construção, cerâmica utilitária e peças de decoração, mas a sua grande motivação era produzir peças de serventia diária, com uma relação preço-qualidade equilibrada, de modo a que todos pudessem ter loiça bonita e útil em suas casas.

As peças mais características revelam uma tradição naturalista, com formas, cores e aparência muito reais que permitem, além da sua funcionalidade, a decoração dos espaços. Desde frutas a vegetais, passando pelos animais e pelas pessoas e não esquecendo os reconhecidos falos, a loiça das Caldas não passa despercebida nos mercados desse Portugal fora, onde são sempre presença assídua.

É rara a casa portuguesa que não tem, pelo menos, uma peça de loiça produzida nas Caldas da Rainha e que não lhe reconheça o devido valor e tradição.

Caldas da Rainha é uma cidade portuguesa que pertence ao distrito de Leiria, sede de município com 12 freguesias, na zona Oeste de Portugal.

Fonte da foto: https://bit.ly/37cPPzE

Cátia Rodrigues

Cátia Rodrigues

categorias

artigos mais recentes

Conhecendo a APECATE

Conhecendo a APECATE

A APECATE é uma associação que surge nos anos 2000 para representar as empresas de animação turística e eventos de...

Sabia que…

Sabia que…

A caldeirada de peixe se baseia num cozido? Não assenta num refogado, portanto. Leva diversas variedades de peixe,...

Sabia que…

Sabia que…

O Turismo de saúde e bem-estar é um dos produtos turísticos mais complexos que existem? Abrange vários subprodutos:...

Sabia que…

Sabia que…

Em Portugal, o osso da baleia é usado para artesanato? A pesca à baleia foi muito praticada entre os séculos XVIII e...

Artigos Relacionados

Sabia que…

Sabia que…

A boga-portuguesa só pode ser encontrada em Portugal? Vive, essencialmente, nas bacias hidrográficas do norte e centro do país, estando a sua distribuição limitada a sul pela bacia hidrográfica do Sado. Surge, maioritariamente, em pequenos cursos...

Continue Reading
Sabia que…

Sabia que…

A caldeirada de peixe se baseia num cozido? Não assenta num refogado, portanto. Leva diversas variedades de peixe, batata, cebola, tomate e pimentão. É temperada de forma mais simples, com sal e azeite, ou mais elaborada, com especiarias e ervas...

Continue Reading
Sabia que…

Sabia que…

O Turismo de saúde e bem-estar é um dos produtos turísticos mais complexos que existem? Abrange vários subprodutos: Turismo Médico, Turismo Estético, Talassoterapia, Termalismo, SPA, Climatismo, Health & Wellness Resorts e Residências...

Continue Reading

Pin It on Pinterest