Sabia que…

22.03.2021 | Sabia que...? | 0 comments

Existe uma espécie de morcegos endémica dos Açores?

Trata-se do Nyctalus Azoreum, mais conhecido como morcego dos Açores. Está espalhado pela maioria das ilhas do arquipélago e acredita-se que descende de uma outra espécie do mesmo género, que chegou à região por acaso.

Pesa cerca de 13 gramas e mede até cinco centímetros. É, portanto, muito pequeno e inofensivo. Ainda assim, ocupa um lugar de destaque na natureza, ao nível do controlo de pragas, já que se alimenta, essencialmente, de insetos.

Como não tem muitos predadores, este bichinho sente-se confortável para passear e caçar tanto de dia, como de noite. A sua liberdade confere-lhe o estatuto de morcego mais diurno da Europa. Abriga-se em troncos ocos de árvores, edifícios e cavernas.

Vive em colónias e é bastante social, no entanto, a sua espécie encontra-se ameaçada. Os motivos apontados para este flagelo relacionam-se com o facto de só conseguirem conceber um filhote por ano, terem uma maturação sexual tardia, estarem isolados geograficamente, o que proporciona a consequente destruição dos seus habitats e, ainda, o uso frequente de pesticidas pelos humanos.

As ilhas dos Açores constituem um arquipélago transcontinental e um território autónomo da República Portuguesa, situado no Atlântico nordeste. É composto por nove ilhas principais:  Corvo, Flores, Faial, Graciosa, Pico, São Jorge, Terceira, Santa Maria e São Miguel.

Fonte da imagem: https://bit.ly/3lxjnA2

Cátia Rodrigues

Cátia Rodrigues

categorias

artigos mais recentes

Conhecendo a APECATE

Conhecendo a APECATE

A APECATE é uma associação que surge nos anos 2000 para representar as empresas de animação turística e eventos de...

Sabia que…

Sabia que…

A caldeirada de peixe se baseia num cozido? Não assenta num refogado, portanto. Leva diversas variedades de peixe,...

Sabia que…

Sabia que…

O Turismo de saúde e bem-estar é um dos produtos turísticos mais complexos que existem? Abrange vários subprodutos:...

Sabia que…

Sabia que…

Em Portugal, o osso da baleia é usado para artesanato? A pesca à baleia foi muito praticada entre os séculos XVIII e...

Artigos Relacionados

Sabia que…

Sabia que…

A boga-portuguesa só pode ser encontrada em Portugal? Vive, essencialmente, nas bacias hidrográficas do norte e centro do país, estando a sua distribuição limitada a sul pela bacia hidrográfica do Sado. Surge, maioritariamente, em pequenos cursos...

Continue Reading
Sabia que…

Sabia que…

A caldeirada de peixe se baseia num cozido? Não assenta num refogado, portanto. Leva diversas variedades de peixe, batata, cebola, tomate e pimentão. É temperada de forma mais simples, com sal e azeite, ou mais elaborada, com especiarias e ervas...

Continue Reading
Sabia que…

Sabia que…

O Turismo de saúde e bem-estar é um dos produtos turísticos mais complexos que existem? Abrange vários subprodutos: Turismo Médico, Turismo Estético, Talassoterapia, Termalismo, SPA, Climatismo, Health & Wellness Resorts e Residências...

Continue Reading

Pin It on Pinterest