Sabia que…

17.05.2021 | Sabia que...? | 0 comments

Existe um mosteiro circular junto ao Douro?

Trata-se do Mosteiro da Serra do Pilar ou Mosteiro de Santo Agostinho da Serra do Pilar. Recebe esta denominação, já que foi edificado sob a Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, e pertencia à Ordem de Santo Agostinho. A sua construção iniciou-se na primeira metade do século XVI e prolongou-se durante mais alguns séculos.

É composto pela igreja, de planta circular, pela capela-mor, de planta retangular e pelo claustro, também de planta circular, todos dispostos sequencialmente. É considerado uma obra-prima da arquitetura clássica europeia.

No seu interior, destacam-se alguns retábulos, revestidos a talha dourada, com colunas salomónicas, e as esculturas de madeira policromada, setecentistas. No exterior, encontra-se um excelente miradouro, que permite vislumbrar a magnífica conexão entre a cidade do Porto e o rio Douro.

Ao longo da história, tem sido um elemento ativo de destaque, ao nível militar, dada a sua localização estratégica. Atualmente, continua a ter o seu papel de âmbito militar e serve, também, como local religioso e cultural.

A igreja foi classificada como Monumento Nacional em 1910 e, em 1996, todo o Mosteiro passou a ser considerado Património Mundial da Unesco.

Vila Nova de Gaia é um município constituído por 15 freguesias, estando limitado a norte pelo município do Porto, a nordeste por Gondomar, a sul por Santa Maria da Feira e Espinho e a oeste pelo Oceano Atlântico.

Fonte da imagem: https://bit.ly/3tzUl5C

Partilhar é cuidar!

Cátia Rodrigues

Cátia Rodrigues

categorias

artigos mais recentes

Sabia que…

Sabia que…

A ilha da Madeira tem um pão próprio? Trata-se do Bolo do Caco. Apesar de ter “bolo” no nome, não é um alimento doce....

Sabia que…

Sabia que…

O Parque Natural Sintra-Cascais é um museu a céu aberto? Com uma área superior a 14 000 hectares, abrange os...

Sabia que…

Sabia que…

A rainha do Fundão é a cereja? A cereja do Fundão é um produto de Indicação Geográfica Protegida. A sua produção é...

Sabia que…

Sabia que…

As amendoeiras existem em Portugal devido a uma linda história de amor? Diz-se que nos tempos em que o Algarve era...

Artigos Relacionados

Sabia que…

Sabia que…

Em Portugal não se diz: “fui enganado”? Diz-se: “fiquei a ver navios”. Esta é uma expressão muito portuguesa, que pode ter várias explicações. Como é sabido, Portugal foi um dos descobridores do mundo. Nessa época, muitos foram os navios a partir...

Continue Reading
Sabia que…

Sabia que…

A ilha da Madeira tem um pão próprio? Trata-se do Bolo do Caco. Apesar de ter “bolo” no nome, não é um alimento doce. É um tipo de pão, confecionado à base de batata doce e farinha de trigo. O seu sabor é, na verdade, bastante neutro. Não se sabe...

Continue Reading
Sabia que…

Sabia que…

O Parque Natural Sintra-Cascais é um museu a céu aberto? Com uma área superior a 14 000 hectares, abrange os concelhos de Sintra e Cascais e compreende uma zona agrícola, onde se produz fruta e vinho e a zona costeira, com praias, falésias e...

Continue Reading
You cannot copy content of this page