Sabia que…

5.07.2021 | Sabia que...? | 0 comments

O Parque Natural Sintra-Cascais é um museu a céu aberto?

Com uma área superior a 14 000 hectares, abrange os concelhos de Sintra e Cascais e compreende uma zona agrícola, onde se produz fruta e vinho e a zona costeira, com praias, falésias e dunas. Foi nomeado Parque Natural em 1994, pelo Decreto-lei n.º 8/94, de 11 de março.

Esta zona caracteriza-se por ser húmida, nublada e ventosa, mas muito agradável para passear, especialmente nos dias mais quentes.

Neste parque encontram-se alguns dos monumentos mais emblemáticos da cultura portuguesa, tais como o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira, o Palácio Nacional de Sintra ou o Castelo dos Mouros. Ainda outros menos conhecidos, como o Santuário da Peninha ou o Conjunto de Silos Medievais de Colares.

A biodiversidade é rica e abundante. Conta com mais de 200 espécies animais, tais como o falcão-peregrino, o lagarto-de-água, o bufo-real, ou a famosa salamandra-de-pintas-amarelas. A flora contabiliza mais de 900 espécies, sendo que cerca de 150 delas tem origem internacional. Alguns exemplos são o eucalipto, a acácia, ou o azevinho. A floresta que mais se assemelha a este parque é o Buçaco, que partilha de muitas das espécies vegetais residentes em Sintra-Cascais.  

Em algumas zonas do parque, o Turismo foi proibido e/ ou controlado, a fim de preservar a integridade ecológica deste importante espaço natural, além de contribuir para um maior bem-estar da população residente. Ainda assim, é sempre importante respeitar o Código de Conduta das Áreas Protegidas.

Fonte da imagem: https://bit.ly/366gMWC

Cátia Rodrigues

Cátia Rodrigues

categorias

artigos mais recentes

Sabia que…

Sabia que…

O casamento entre pessoas do mesmo género é legal desde 2010? O tema vinha a ser discutido há vários anos e, a 8 de...

Sabia que…

Sabia que…

Constância tem as mais famosas bonecas de trapos de Portugal? Não há uma data precisa para o seu aparecimento, mas a...

Sabia que…

Sabia que…

A gastronomia é um recurso turístico? Na verdade, quase qualquer coisa pode ser transformada em recurso turístico....

Artigos Relacionados

Sabia que…

Sabia que…

O casamento entre pessoas do mesmo género é legal desde 2010? O tema vinha a ser discutido há vários anos e, a 8 de janeiro de 2010, finalmente, foi aprovado o casamento civil gay em Portugal, tendo-se tornado o sexto país da Europa e o oitavo do...

Continue Reading
Sabia que…

Sabia que…

Constância tem as mais famosas bonecas de trapos de Portugal? Não há uma data precisa para o seu aparecimento, mas a maioria dos estudos localizam-nas em meados do século XIX, até porque os seus trajes refletem características da “Belle Époque”....

Continue Reading
Sabia que…

Sabia que…

A gastronomia é um recurso turístico? Na verdade, quase qualquer coisa pode ser transformada em recurso turístico. Haja criatividade e vontade de fazer acontecer e tudo se pode ensinar, dar a conhecer, a ver, a provar a quem desconhece. O Turismo...

Continue Reading

Pin It on Pinterest