É possivel fazer um doce de queijo fresco?
É verdade. As queijadas de Sintra são um dos melhores exemplos de um doce feito de queijo fresco, ovos, farinha e canela.
A história desta delícia da pastelaria tradicional portuguesa, remonta à época medieval, em que o doce era usado como moeda de troca, ainda no reinado de D. Sancho II. Na realidade, até meados do século XVIII, não há referências do produto ser comercializado, o que quer dizer que o segredo da receita permanecia dentro das casas portuguesas.
Com o passar dos anos e o desenvolvimento dos tempos, as queijadas de Sintra, não só se tornaram muito famosas, como se converteram num símbolo da gastronomia sintrense. Muita da culpa desta popularidade, deve-se ao grande escritor português, Eça de Queiróz, que as imortalizou na sua extraordinária obra “Os Maias”. Mais tarde, as queijadas de Sintra foram, também, premiadas nas Exposições Regionais de Sintra e Oeiras, em 1926, 1929 e 1936.
Hoje, podem ser encontradas em algumas das mais conceituadas fábricas de queijadas de Sintra, da vila, como a Sapa, o Gregório, ou a Piriquita.
Para finalizar a receita, o preparado é envolvido numa massa crocante e estaladiça…