Há um barco, em Portugal, que se designa de saveiro?
Na realidade, trata-se de um tipo de barco à vela, construído exclusivamente em madeira, comprido e estreito, de fundo chato, usado para pesca à linha ou à rede. A vela assumia uma forma triangular ou quadrangular. A aerodinâmica criada, pretendia atingir a estabilidade, tirando o máximo partido da madeira usada na sua construção. As suas cores mais comuns seriam o azul, o vermelho, o branco e o amarelo.
A cavala e o carapau eram as espécies mais capturadas com este tipo de embarcação, através do engodo com pasta de sardinha e um foco de luz. Cada barco levava entre quatro a cinco homens.
Não há grande concordância na hora de designar a região de Portugal de onde são originários, até porque se usavam um pouco por toda a costa nacional, mas a grande referência permanece a cidade de Aveiro. A sua utilização mais frequente remonta ao século XIX, início do século XX.
Hoje em dia, estes espécimes ainda navegam por águas portuguesas, mas em muito menor quantidade e não por motivos de captura de peixe, mas sim para passeios recreativos, Turismo ou lazer.